sexta-feira, 2 de abril de 2010
Universidade Aberta chega a Bom Despacho
No Jornal de Negócios desse final de semana (4 a 10/4/2010), o Professor Tadeu conta como a Universidade Aberta chegou a Bom Despacho. Veio trazida pelas mãos dos velhos companheiros da República Bom Despacho, instalada em Belo Horizonte na década de 60.
A história merece um resumo.
O Ginásio Miguel Gontijo foi fundado em 1950. Muitos alunos das primeiras turmas então formadas, queriam continuar seus estudos. Para isso tinham que se mudar para Belo Horizonte. A vida era cara e muito difícil, especialmente para aqueles de famílias menos abastadas. Os estudantes montaram, então, uma república. Assim dividiam os custos de aluguel, energia, gás, água, cozinheira.
Das sucessivas turmas de Bom-despachenses que passaram pela república, hoje temos muitos médicos, engenheiros, advogados, dentistas, psicólogos.
Um dos egressos dessa república – que por acaso não era de Bom Despacho, mas de Conselheiro Lafaete – veio a ser reitor da UFMG. Foi pelas mãos dele que a Universidade Aberta do Brasil chegou a Bom Despacho.
Os cursos inicialmente previstos são os de Física, Ciências da Computação, Pedagogia, Matemática e Pós-graduação em Física.
Uma síntese da bonita história da república e da chegada da UAB a Bom Despacho pode ser lida na coluna do Professor Tadeu no Jornal de Negócios dessa semana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário