Páginas

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A Praça saiu do leilão - O Prefeito e seus aspones querem a paternidade

A Rádio Difusora anuncia para hoje à tarde entrevista com Acir Parreiras, assessor do Prefeito. Ele vai tentar explicar o inexplicável: como a Prefeitura, após tantos anos, ainda não conseguiu obter a Praça da Estação.

Pelas informações que ele mesmo adiantou neste blog, dirá que eu (vereador Fernando Cabral) agi desnecessariamente, pois a Prefeitura já havia acertado as coisas com a Caixa Econômica.
Entretanto, isto não é verdade.

Em primeiro lugar, a Prefeitura não tomou nenhuma medida para solucionar a questão da Praça. Tanto que o Prefeito é INCAPAZ de apresentar qualquer documento que comprove o que alega.
Somente agora, premida pela ameaça do leilão iminente e vendo que eu e muitos outros cidadãos nos mexemos para salvar a Praça, o Prefeito achou de assumir a responsabilidade. Responsabilidade da qual se omitiu no seu primeiro mandato, no seu segundo mandato e nos primeiros seis meses do seu terceiro mandato.

Portanto, nada fez em 8 anos e meio.

A Praça não irá a leilão e acabará no patrimônio do Município. Mas não porque o Prefeito agiu de forma correta e tempestiva. Ao contrário, agiu na undécima hora, esporeado pelos fatos e apertado pela vergonha de perder uma Praça Pública que foi ofertada de graça e sem dificuldades para o Município.

Se dependesse da ação do Prefeito e seus aspones, a Praça hoje, dia 18 de junho, teria ido a leilão.

Entretanto, poderia ter sido obtida sem dificuldades e sem custos. Bastaria saber e pedir (Saiba como).

Mas, os aspones do Prefeito mostram tanto conhecimento do assunto que falam que o leilão foi suspenso porque conversaram com a "Caixa". Quanta ignorância e incompetência!
A Caixa é apenas o agente encarregado de operacionalizar o leilão. Não decide nada. Quem decide é o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por intermédio para SPU (Secretaria do Patrimônio da União) e outros órgãos vinculados. (saiba mais)
A cidade de Santos Dumont, por exemplo, ganhou um trem, com linha e demais instalações (clique para ler).

Mas Bom Despacho nada fez e nada ganhou.

Não foi por falta de luta dos ferroviários. Eles tentaram por todas as formas. O velho Manoel Werneck é um exemplo. Mas, invés de ser ajudado em sua defesa da Praça e do Museu, acabou processado.

Eu mesmo estou nesta luta desde 2003. Também fui processado por lutar contra a omissão das autoridades municipais. Em seis anos de luta amealhei conhecimento e autoridade para criticar, para apontar o dedo e para dizer que o Prefeito e seus aspones nada fizeram.
Agora vem um Acir dizer que nada precisa ser feito, pois a Prefeitura já tomou todas as providências.

Fala sério!

Ouça a entrevista de Acir Parreiras na Difusora. Será hoje (18/6), às 14 horas. Quem sabe lá ele falará sério? Por exemplo, Levando os documentos que mostram a ação da Prefeitura.
(Saiba mais no Jornal de Negócios)

7 comentários:

Unknown disse...

Sr. Fernando, eu não o conheço pessoalmente. Não sei de sua capacidade política. Apesar de Bondespachense, não moro ai. Mas acho que está se igualando ao "Sr. Prefeito e seus aspones", quando se deixa abater por esta troca de insultos. Esse disse que disse, não vai levá-lo a lugar algum, principalmente se o seu desejo - mais que explícito - é tornar-se prefeito desta cidade. Cuide melhor dos seus afazeres... convide a população da cidade para audincias públicas na câmara, crie leis e mostre sua cara de forma límpida e aberta, para que futuramente ninguém pense que vc é um "tal prefeito cheio de aspones tbm". Acho que tá exagerando e troca de ofensas políticas não mostra a ninguém que o Sr. tem mais ou menos caráter que o outro, muito pelo contrário, mostra que é tão igual como ele, e que, se um dia eleito, será tão pequeno e incapaz quanto.

Fernando Cabral desmente... disse...

Hellen
Entendo perfeitamente a sua preocupação. Compartilho dela. A dúvida que tenho é se é correto fazer o que a maioria faz: calar-se quando demagogos mentem, enganam e se apropriam de recursos públicos.

Se fazer vista grossa à demagogia for o preço a pagar para fazer carreira política, asseguro-lhe que não me interessarei por ela.

Posso lhe garantir, desde já, que se algum dia eu me candidatar e for eleito prefeito, ninguém - mas ninguém mesmo - terá oportunidade ou motivo para referir-se a aspones sob meu comando. Minha visão da administração pública é muito diferente.

Em primeiro lugar, acredito em servidores de carreira. Daqueles concursados e bem capacitados.

Em segundo lugar, entendo que o patrimônio público deve ser administrado na forma da lei e não contra a lei, como atualmente acontece em Bom Despacho.

Em terceiro lugar, porque acredito que a verdade não é inimiga da administração pública, enquanto que a mentira é inimiga de todos.

Preocupa-me (como você notou) a possibilidade de pessoas que não me conhecem me igualarem aos que combato. Mas minha preocupação não pode me afastar do que considero obrigação minha denunciar.

Se ao fim e ao cabo o eleitor decidir que não lhe interessa um político como eu, que coloca o dedo na ferida, que chama enganador de enganador, mentiroso de mentiroso e aproveitador de aproveitador, para mim estará muito bem. Voltarei ao anonimato e à insignificância que nunca me incomodaram.

Maria Eduarda disse...

Parebens Fernando por lutar por nos familiares dos Ferroviarios. Se não fosse por vc e demais bomdespachences, perderiamos uma parte de nossa historia. Acho importante sim, que o Sr. venha esclarecer para toda a população como funciona as coisas. Ao contrario da nossa colega assima dizer q é bomdespachense, mas q não mora aqui, se explica tal comentario. Não acho q o Sr. esteja fazendo trocas de insultos, pelo contrario se ela morasse em nossa cidade ou se alguma vez participasse das audiencias publicas na câmara, talvez não teria feito tal comentario. Uma coisa q nossa população esta aprendendo agora, é conhecer antes de falar. Nós nunca tivemos politicos em nossa cidade q esclaresse as coisas e como dizem o velho ditado " que mate a cobra e mostre o pau", para mim o Sr. vereador Fernando tem feito muito isso, denuncia e prova. E o mais interessante é que nosso vereadores q nunca fizeram tal coisa, estão agora agora estão aprendendo. Muito se tem ganhado e aprendido neste mandato. Infelizmenet nosso povo estava acostumado a ouvir um lado e acreditar piamenet no q se falava. A população agora esta vendo o qual é o papel de um vereador, que é fiscalizar, denunciar, agir e principalmente esclarecer a população dos erros e mostrar quais as outra possibilidade, isso sim é formar cidadão crítico. Insultos estão acontecendo sim, picuías politicas por parte da administração e pior estão parecendo crianças, brigando com vereadores ao inves de mostrarem maturidade e açoes concretas e serias para a população. A administração governa para o povo, este é o seu papel, ja o vereador o papel dele é fiscalizar mesmo, cobrar mas tambem mostrar transparencia e principalmente provar porque esta combatendo tal bandaneira da administração. E mais uma coisa, nós familiares de ferroviarios sabemos o quanto é importante ter esta praça, agora quem não vivencia tal situação, não pode realmente dizer nada, pois sobre a rede ferroviaria não se pode contar nada, somente quem ouvia o apito do trem quando chegava na estação é q sabe dizer como o coração batia e hoje contar isso para nossas geraçoes e ter como referencia onde toda a historia começou, isso ´so vem viveu é q pode dizer. Obrigada mais uma vez ao vereador Fernando e demais ajudantes.
Valeu mesmo.

BOLEKA disse...

Fernando, agora eu acredito porque Haroldo Queiroz se elegeu. Foi por causa de tantas Helen's da vida.
É importante sim, Helen o que o Fernando Cabral está fazendo. O papel do vereador é exatamente o que ele está fazendo. Não é aqui o cidadão "Fernando Cabral" e sim o VEREADOR FERNANDO CABRAL. Como podemos explicitar um erro, divulgando. De forma limpa e honesta como o Fernando está colocando. Ele a momento nenhum embasa suas acusações em cima de fatos vagos. São todos DOCUMENTADOS. É diferente de discussões corriqueira políticas que a gente sempre ouviu em bares, botequins de esquina e mesmo em açougues. Isto sim, é balela. Mas, com informações claras e totalmente idôneas,como discutir isto? Como questionar isto? Penso que você deveria vir mais aos fins de semana a Bom Despacho e ler mais os jornais locais pra se inteirar mais sobre sua cidade.

Boleka.

Unknown disse...

Há tantos demagogos no Brasil, que fazem alguma coisa pra se mostrarem, que não é por minha causa, ou de pessoas que pensam como eu, que o atual prefeito de Bom Despacho se elegeu. Elegeu-se por pessoas de mentes mínimas e que acreditam em tudo que dizem os tais Fernandos, Sarneys, Serras, Iedas e tantos mais...
Continuem apoiando e aplaudindo. Bom Despacho vai continuar no buraco. Não é pela luta pelo patrimônio - o que eu acho justíssima! É pela falta de decoro, é pela falta de ética e da eterna mania de querer aparecer mais do que o papel a que se dedica merece. Lutem vcs tbm, que são moradores desta cidade, para que a cidade melhore como um todo, não apenas na imagem de uma bela praça, mas principalmente na imagem política, não só de um prefeito, mas de seus vereadores tbm.

MARINA disse...

Eu tbm sou bondespachense. Eu tbm não moro em Bom Despacho. Não sei há quanto tempo a Sra Hellen não vai à nossa cidade. É visível o descaso em todos os lugares.
Sou eleitora ai. E na última eleição anulei meu voto. Pra mim, nenhum daqueles candidatos eram capazes de conduzir Bom Despacho a uma melhor condição.
Acertei. Pelo menos em parte, já que não é possível ver a falta de trabalho do outro. Mas o atual prefeito está "atolando" Bom Despacho numa lamaçal.
É possível voltar, com a luta do povo. Os vereadores estão ai pra serem cobrados. Independente das promessas que fizeram em campanha. Vereadores estão na câmara para representar o povo, ouvir suas sugestões e pedidos, atender a todos sem nenhuma discriminação.
Sra Hellen, eu tbm não conheço o Sr. Fernando Cabrel, não votei nele, mas acho que só a coragem de expor seus projetos e trabalho junto à câmara num blog, já é um bom começo. Moro em São Paulo, e daqui estou sabendo que nossa Praça da Estação, palco da história da nossa cidade estava sendo perdida por descuido e falta de vergonha e interesse de um´homem que se diz político.
Mas o que é ser político?
Parabenizo ao Sr. Fernando Cabral, pela vontade de fazer algo melhor por Bom Despacho.
Se é demagogia ou não, como saberemos? Apenas se acompanharmos de perto os passos deste vereador e cobrarmos dele, tudo o que ele pode fazer, em seu cargo de vereador.
Li num outro comentário de dias atrás, alguém que não se identificou mas que perguntou que mal havia em nossa Praça ser leiloada, se ela está tão mal cuidada... O que vemos por ai, são monumentos privatizados, sendo cuidados e reformados e restaurados. Também concordo que a Praça está suja, mal cuidada, sem os jardins que me faziam quando adolescente, sentar-me por horas ali, quando saía das aulas no Colégio Tiradentes. Mas agora cabe ao povo, aos parentes dos ferroviários, e aos vereadores - não apenas os de oposição - pulso firme para lutarem pela total revigoração do patrimônio da cidade, que também é do Estado, e do país e que conta a nossa história.
Sr. Fernando, continue lutando.
Um grande abraço, Marina

Laurene disse...

Oi, Fernando, não sabia de seu processo nem de que o seu Manoel tb tinha sido processado...

Não tenho a menor dúvida de que, sem o seu alerta nos jornais, a situação não se resolveria: Haroldo esperneia, os aspones ameaçam, mas o que ele faz de certo faz só sob pressão.

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781