Páginas

sábado, 13 de junho de 2009

Registro da Praça da Estação



A Certidão do Cartório de Registro de Imóveis mostra que a Praça da Estação pertence à Rede Ferroviária Federal. Entretanto, desde sua extinção, a Praça está sob administração da SPU (Secretaria do Patrimônio da União).

Em 16 de fevereiro requisitei ao Prefeito Haroldo Queiroz informações sobre o convênio para a urbanização da Praça. A documentação veio incompleta. Reiterei o pedido em 16 de março. Mesmo assim, até hoje o Prefeito não mostrou que tinha autorização para enterrar R$ 230 mil na Praça (veja requisição abaix0).

Se você quiser ajudar, junte-se a nós. Tratarei desse assunto na reunião de segunda-feira na Câmara Municipal. Compareça. Traga suas idéias.

3 comentários:

Laurene disse...

Oi, Fernando. Contei ao jornalista João Batista (da Difusora) sobre essa matéria no seu blog. Ele gostou bastante de saber.

Abraços do Lúcio Jr.

Acir Parreiras disse...

Calma Fernando,

Este assunto já estava sendo resolvido e já foi resolvido entre o Prefeito e a Caixa Econômica em Brasília. A praça continuará a ser construída e por vários e vários anos, a população de Bom Despacho irá usufruir deste novo espaço. Mesmo que tenhamos que desapropriar o terreno.

Um abraço!

Acir

Fernando Cabral desmente... disse...

Acir

1) Nesta caso a Caixa Econômica não manda nada. Ela é mera intermediária da SPU (Secretaria do Patrimônio da União). Portanto, não há possibilidade de haver negociação entre o Prefeito e a Caixa.

2)O Município não pode desapropriar terreno federal. Só o contrário é possível.

3) Qualquer ação do prefeito deveria ter sido feita HÁ TEMPOS, inclusive antes do início da construção da Praça.

4) No presente caso, se o Prefeito tivesse feito o que deveria, não haveria motivo para sufoco. Quando a RFFSA foi extinta, foi criado o "Programa de Destinação do Patrimônio da Extinta RFFSA Para Apoio ao Desenvolvimento Local". Os termos desse programa foram colocados à disposição dos municípios num documento de 8 páginas orientando quanto ao que fazer para ganhar DE GRAÇA, e SEM BUROCRACIA, os terrenos de interesse local.

O Prefeito não fez nada. Tanto que o terreno foi levado a leilão. Agora este será suspenso devido à atuação diversos bom-despachenses que atuaram junto à SPU (não junto à Caixa).

Vamos ver se - ainda que tardiamente - o Executivo faz a sua parte.

Estou convencido de que o terreno, de um jeito ou de outro, ficará para os bom-despachenses. Mas não graças à omissão de quem deveria agir e não agiu.

Abraços

Fernando Cabral

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781