Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

Homenagem aos agraciados com as comendas da Câmara Municipal pela passagem do centenário da cidade

Discurso pronunciado pelo vereador Fernando Cabral na entrega de comendas pela Câmara Municipal de Bom Despacho, por ocasião do centenário da cidade. 

A vida, algumas vezes, coloca homens justos, bons e operosos entre malfeitores. Foi o que aconteceu com Jesus, no alto do calvário, colocado entre ladrões.
Agora, passados dois milênios, a humanidade ainda se reúne para celebrar a vida e as obras do justo. A vida dos malfeitores, porém, não é celebrada por ninguém.
O tempo separa o joio do trigo. Os bons são em número muito maior dos que os maus. E hoje estamos aqui para celebrar não os maus, mas os bons. Homens bons e mulheres generosas que construíram Bom Despacho.
Essa lição me ocorreu nessa manhã, quando pensava na vida e nas obras dos homens e mulheres que estão aqui hoje, para receberem os mais altos galardões concedidos pelo Poder Legislativo municipal.
A Medalha Centenário, criada especialmente para reconhecer as realizações de homens, mulheres e instituições que foram marcantes na construção do nosso primeiro século.
O Diploma de Honra ao Mérito, que destaca pessoas que, nascidas em Bom Despacho, são reconhecidas pelos relevantes serviços aqui prestados.
A Medalha Coronel Tininho, dedicada a bom-despachenses que levaram o nome de nossa cidade para além dos limites do Lambari e do São Francisco.
O Diploma de Cidadão Honorário, para homens e mulheres, que nascidos em outros pagos, aqui vierem viver e nos ajudar a construir nossa cidade.
De acordo com as regras estabelecidas, cada vereador apontou uma pessoa para receber as respectivas comendas e ter seu nome inscrito indelevelmente na memória de Bom Despacho.
Eles aqui estão para serem preiteados por todos nós.
O Presidente desta Casa, Vereador Marcelo Marilúcio, me concedeu a elevada honra de vos cumprimentar em nome do Poder Legislativo.
Agradeço ao presidente pela confiança e cumprimento os vereadores e a todas as autoridades presentes.
Quisera vos cumprimentar um a um, e de cada um declinar o nome e as realizações. O tempo, porém, esse nosso avaríssimo senhor, me impede de fazê-lo. Por isso eu vos peço permissão para mencionar apenas o senhor Professor José Calais de Resende Filho, o mais sênior dos homenageados presentes, por cujo nome cumprimento todos os demais, como se pessoalmente fosse.
Cumprimento também a todos os presentes, e com todos me rejubilo, por podermos viver hoje esse momento histórico para nossa cidade e para cada um de nós.
            Grandes homens e grandes mulheres atraem nossa atenção. Não apenas por suas realizações, mas também pela modéstia que cultivam. Isaac Newton nos deu um exemplo disso. Homenageado e adulado por seus grandes feitos na matemática e na física, certa vez disse que, se pudera enxergar mais longe, não fora por mérito próprio, mas sim, porque pudera subir nos ombros de gigantes que o precederam.
            Para Bom Despacho, vós sois esses gigantes de que falava Newton. Hoje, se vivemos o presente e se olhamos o futuro de uma posição mais privilegiada, é porque a ela vós nos elevastes com vossas obras, vossos exemplos, vossas vidas.
            A bíblia nos ensina que nossas casas devem ser construídas sobre rochas e não sobre areia. Só assim elas resistirão às chuvas, às torrentes e aos ventos.
Vós, senhoras e senhores homenageados, vós sois as nossas rochas.
            Vós sois os luminares de Bom Despacho; sois os faróis que nos orientam. Vossas vidas, vossas obras, vossos exemplos, são a pedra fundamental do nosso passado e a pedra angular do nosso futuro.
            A homenagem que essa Casa vos presta hoje – mais do que um preito de gratidão – é uma conclamação para que todos os bom-despachenses nos inspiremos em vossa ética de vencer pelo trabalho, e em vosso exemplo de viver para o bem.
Em nome dessa casa e do povo que representamos, eu vos cumprimento. Mas, principalmente, eu vos agradeço por serdes quem sois: as rochas sobre as quais edificaremos nossos próximos 100 anos.
            Obrigado e parabéns.

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781