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segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CET adapta semáforos de São Paulo para daltônicos

Pessoas com esse problema têm dificuldades para diferenciar cores. Segundo a companhia, 17 mil sinais serão alterados.

Da Agência Estado(*)

 A maior parte dos motoristas pode não notar uma faixa branca no meio de alguns semáforos de São Paulo. Mas essa medida, implantada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), faz a diferença quando os condutores dos veículos são daltônicos, pessoas com problemas para diferenciar as cores, e uma confusão entre o vermelho e o verde tem grandes chances de terminar em acidentes no trânsito.

As mudanças nos semáforos paulistanos começaram no fim do ano passado e, de acordo com o programa elaborado pela CET, serão adaptados todos os 17 mil semáforos "com braços" –aqueles que ficam suspensos no meio da rua e não colocados em postes nas laterais. São ajustes simples e de baixo custo, mas que deixam os equipamentos mais visíveis para os daltônicos à noite.

Estão sendo trocados apenas os anteparos pretos que ficam atrás das lâmpadas por outros mais novos e que possuem uma faixa reflexiva branca na altura da luz amarela. Essa adaptação permite aos daltônicos saber qual lâmpada está acesa no período noturno. Apesar de não reconhecerem as cores, esses motoristas conseguem identificar em um semáforo qual está mais brilhante por causa do contraste. A dificuldade é que, no período noturno, o daltônico não enxerga todo o equipamento, mas apenas a luz, sem um referencial se é a que está em cima (vermelha) ou embaixo (verde).

Atualmente cerca de 300 equipamentos já estão com a faixa reflexiva branca, em bairros como Vila Mariana, Ibirapuera, Itaim Bibi e Jardins. As trocas são feitas quando um equipamento necessita manutenção ou quando é substituído por um novo. Por isso, é difícil estimar o custo total da medida.

São Paulo é o segundo município brasileiro a adotar essa faixa reflexiva e elaborar um programa para manter semáforos adaptados em toda a cidade. A primeira cidade foi Campinas, no interior do estado, que começou a experiência em 2003 e foi ampliando aos poucos a quantidade de equipamentos adaptados. Atualmente, 70% dos 445 cruzamentos com semáforos na cidade têm o recurso.
(*) clique aqui para ver a matéria original

Um comentário:

DR. Traffic Calming disse...

CET suspende licitação que tinha edital "clonado"
JOSÉ BENEDITO DA SILVA DE SÃO PAULO 19/03/2011 - 07h35
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo suspendeu uma licitação de publicidade com valor recorde -R$ 12 milhões em um ano- porque o edital era cópia quase integral de uma concorrência de 2007.
A suspensão ocorreu após a Folha questionar a semelhança entre os editais. A licitação, aberta no último dia 12, era para campanhas de educação para o trânsito em rádios, TVs e jornais.
Até a campanha sugerida pela CET "para fins de julgamento da proposta técnica" era a mesma de 2007.
É com base na formulação feita pela CET que as empresas iriam elaborar, "a título de demonstração de sua capacidade criativa", 15 peças publicitárias para avaliação.
As agências que participaram da licitação de 2007, porém, não só conhecem a campanha proposta como apresentaram, com base nela, peças avaliadas pela CET. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/891030-cet-suspende-licitacao-que-tinha-edital-clonado.shtml

Diga SIM à CPI da CET
No final de fevereiro o Vereador SP Adilson Amadeu protocolou pedido de CPI da CET p/ apurar exatamente o que a empresa mista CET vem fazendo, vai fazer para melhorar o tráfego em nossa cidade e como está sendo aplicado o dinheiro arrecadado com as multas de trânsito. Agora o Vereador lançou via internet um abaixo-assinado eletrônico através do qual todos que se sintam prejudicados pela companhia possam apoiar a criação dessa comissão de investigação. Para isso basta acessar http://migre.me/439wG ou buscar na internet: CPI da CET.

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