Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Prefeito gasta hoje o dinheiro que receberá amanhã

A maior arrecadação das prefeituras acontece nos primeiros meses do ano. Entretanto, as despesas acontecem o ano inteiro: conta de luz, de água, de telefone, merenda escolar, combustível, assim vai.

No caso do pagamento de pessoal, as despesas aumentam no final do ano. Isto, por causa do décimo-terceiro e também por causa das férias. Sem falar nas demissões decorrentes dos contratos temporários.

Sabendo disso, qualquer prefeito competente guarda o dinheiro que recebe no início do ano para pagar suas contas o ano todo.

Mas não é assim em Bom Despacho. Aqui o prefeito gastou tudo antes de agosto. De lá para cá, vem-se equilibrando em precária malabarismo. Na verdade, vem mesmo é deixando de pagar as contas.

Ano que vem...

De dois meses para cá, está implorando aos fornecedores para não emitirem suas faturas. O pedido é para que só o façam a partir de janeiro. É que aí começa a entrar (principalmente) IPVA e IPTU.

Este ato, além de completamente ilegal, tem dois agravantes. De um lado, o fornecedor que faz isto, quererá receber um extra pelo empréstimo virtual que está fazendo à prefeitura. Por outro lado, dá uma volta na roda que fica no mesmo lugar: se o prefeito pagar com dinheiro de janeiro e fevereiro de 2010, as dívidas de 2010, entraremos em 2011 fazendo a mesma coisa.

Falta de obras

Em 2009 ninguém viu obras em Bom Despacho. O maior investimento que o prefeito fez foi na varrição de rua. Isso era necessário, mas em termos de investimento não é nada.

Duas pontes que estão em construção e algums metros cúbidos de asfalto foram inteiramente financiados pelo Estado. Mesmo assim, com desvio de dinheiro.

A Praça da Estação - feita com dinheiro federal - está com anos de atraso. Quem passa por lá pode constatar que ainda falta o tempo da locomotiva. Os banheiros também não estão prontos.

A pergunta que não se cala

Onde está o dinheiro de Bom Despacho?

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781