Páginas

domingo, 22 de julho de 2007

Bem-vindo

De que Bom Despacho precisa? Muita coisa, é certo.

Mas se perguntarmos a cada cidadão o que é mais importante, as respostas serão variadas. Mesmo assim, presumimos que alguns temas aparecerão em destaque: saúde, segurança e educação, por exemplo.

As divergências surgirão, porém, quando pedirmos a cada um que explique o que cada um deles significa na prática.

Isto significa que o acordo é fácil no atacado, mas difícil no varejo. Por exemplo, todos tenderão a concordar que segurança é importante. Mas, como implementá-la? Alguns pedirão ênfase na ação policial violenta; outros pedirão penas aumentadas; alguns proporão mais educação e mais emprego. Para os primeiros, segurança decorre da repressão; para os últimos, decorre da economia e da preparação do cidadão.

Isto mostra que não é suficiente que haja um acordo sobre afirmações genéricas. Ela não geram compromisso verdadeiro. Por isto os políticos as adoram. Falam em melhorar a educação, melhorar a saúde, melhorar a segurança, etc. Quem pode discordar disto? Entretanto, são propostas sem substância.

Propostas sérias precisam ter metas, ações e métrica (meios de avaliar os resultados).

Ademais, como o cobertor é curto e o frio é muito, é preciso também estabelecer prioridades: que área recebe mais atenção e mais recursos. Não adianta pensar que só porque a comunidade tem muitas necessidades -- e tem -- podemos atender a todas ao mesmo tempo: não podemos. Por isto mesmo, quem promete tudo não está prometendo nada.

Finalmente, qualquer que seja a proposta, qualquer que seja a competência ou incompetência com que seja implementada, uma coisa é certa: cada um de nós, como contribuinte, pagará a conta. E cada um de nós, como cidadão, como pai, como mãe, colherá os frutos ou arcará com o ônus do fracasso.

Porque as conseqüências de todas as decisões nos atinge a todos e avança sobre nossos descendentes e até sobre o futuro da humanidade, é importante que a opinião de cada pessoa seja ouvida, sopesada e levada em conta.

Para tratar de questões como estas, convido meus conterrâneos a exporem suas idéias, defenderem seus pontos-de-vista, comentar como entenderem necessário e pertinente.

Discussões, muitas vezes, geram apenas calor; mas pagam a pena quando geram luz.

Exponha suas idéias, discuta, proponha. Perguntar e propor, mal não fazem.


- fernando

10 comentários:

FABIO CARDOSO disse...

PARABENS PELA INICIATIVA DE ABRIR ESTE ESPAÇO, QUE INFELIZMENTE NÃO ESTÁ SENDO ABERTO POR QUEM DEVERIA.
O POVO CONTINUA FECHADO, 100 ESPAÇO PARA UMA TRIBUNA ABERTA A SOLICITAÇÕES, ENTÃO VAMOS APROVEITAR O PAN DO RIO(BRASIL) PARA ELEGER AS MEDALHAS DE BOM DESPACHO.
MEDALHA DE BRONZE
PARA A SIDERURGICA NO MEIO DA CIDADE, COLOCANDO SEMPRE AS CRIANÇAS E ADULTOS E JOVENS OU SEJA TODOS QUE ESTÃO PROXIMOS COM PROBLEMAS RESPIRATORIOS, ALÉM DO BARULHÃO (POLUIÇÃO SONORA) E OUTRAS.......
A MEDALHA DE PRATA
FICA PARA A AVENIDA DOS MILAGRES, POIS PARECE QUE DEPOIS DE PRONTA (SE FICAR) ATÉ A AGUA VAI SER BENTA POIS TANTO DINHEIRO DO POVO (QUE ESTÁ SOBRANDO) ESTA SENDO GASTO, MAS DEIXA PRA LÁ É PRIORIDADE NOSSA ,A CIDADE NÃO TEM BAIRROS POBRES PARA SER CUIDADO MESMO, VAMOS INVENTAR.
AGORA A MEDALHA DE OURO
VAI PARA O TRANSITO DE BOM DESPACHO. RUAS BOAS E ASFALTADAS VEJA SO OS HORARIOS DE PICO COMO FICAM, IR PARA A FACULDADE QUE ERA UM SONHO AGORA VIROU UM PESADELO MEIA HORA DE ENGARRAFAMENTO PRA DEPOIS CAIR NA ROLETA RUSSA QUE É ATRAVESSAR O TREVO, QUANDO NÃO SE TOMA MULTA EM FAIXA CONTINUA PERTO DO YPE POR TER CORTADO ALGUEM NA FAIXA CONTINUA QUE DEVERIA SER PONTILHADA PARA FACILITAR O TRANSITO POIS O FLUXO DE CARROS E ENORME E OS CAMINHOES GRANDES ENCOSTAM, MAS NÃO SE PODE CORTAR, MAS NÃO ACABA AI DEPOIS TEM A TRAVESSIA DA PISTA PRA ENTRAR NA FACULDADE, AI O PERIGO DOBRA JÁ OCORRERAM ALGUMAS MORTES, MAS NADA FOI FEITO, POR QUE SERÁ? JÁ OUVI ALGUMAS RESPOSTAS COMO A RESPONSABILIDADE NÃO É DA CIDADE POIS LÁ A RODOVIA É FEDERAL, MAS ESQUECERAM DE DIZER QUE AS PESSOAS SÃO DE BOM DESPACHO E REGIÃO, ACABEM COM ESTA BURRO(CRACIA) E ARREGACE AS MANGAS E FAÇAM ACONTECER ANTES QUE UM DESASTRE DE GRANDES PROPORÇÕES ACONTEÇA E LEVE EMBORA PESSOAS QUERIDAS DE NOSSA CIDADE EMBORA, COMO ACONTECEU NO DESASTRE AEREO RECENTE, PODE ACONTECER NO TERRESTRE TAMBEM DEPOIS NÃO ADIANTA CHORAR E SE DESCULPAR.

Fernando Cabral desmente... disse...

É certo que o povo não pode ter acesso a nenhum forum de comunicação que dependa da palavra escrita. Este é um dos motivos por que acredito que a educação é o mais fundamental dos investimentos. Não apenas em dinheiro, mas principalmente em valorização.
Mas, não podemos desistir.

Carolina Moreira disse...

Fernando,
nós que moramos fora de BD, mas que queremos estar por dentro das notícias, vamos usufruir deste seu blog. Espero que neste espaço, vc coloque à disposição os seus artigos do Joneg.
Com isso, mesmo de longe, poderemos contribuir com você - e com BD.

Carolina Moreira

Unknown disse...

Prezado Fernando Cabral,

Primeiramente lhe parabenizo pela iniciativa de informar aos bondespachenses das notícias que é de grande interesse da maioria e pela atuação relevante no exercício da vereança.
É público e notório que os gestores públicos muitas vezes tratam as coisa públicas com privadas. Temos exemplos claros e evidentes ao nosso redor.
De todo modo, a sociedade em geral está intolerante com gastos excessivos e desnecessários que ocorrem com certa frenquências nos ambientes públicos.
Continue esta batalha que você se propôs pois, não há dúvida que está no caminho certo.


Um forte abraço,

Fabiano Amaral

Laurene disse...

Oi, Fernando. Parabéns pelo seu trabalho.

Mariana disse...

Acredito que Bom Despacho tem carências em diversas áreas. Porém tem a vantagem de ter um povo que ainda tem esperança em sua terra além de muito amor, dedicação e capacidade. Sendo assim, deveria valorizar mais sua gente para evitar tantas perdas significativas de pessoas que precisam sair de sua terra, deixar sua família para conseguir uma vida melhor em outra cidade.
Gostaria de parabenizar o vereador Fernando Cabral pela iniciativa do Blogger, facilitando o acesso a informação. Abraços.

Hlucape - Consultoria disse...

Caro, Fernando!
Assunto: Praça da Estação (patrimônio Público)
Acho isto caso de polícia e como Bondespachense, acho que deve ser colhido assinaturas de população num manifesto contra este estado de coisa, mostrando a indignação do povo quanto aos atos praticados.
SDS

ROSEMBERG + SILVANA + MARIA ANGÉLICA ** ( ** A + 'biiita' do mundo ) disse...

VEREADOR-AMIGO FERNANDO CABRAL
O CAMINHO É ESSE... CONTINUE ASSIM... LEGISLAR E - PRINCIPALMENTE - FISCALIZAR SÃO, SEM DÚVIDA ALGUMA, OS MAIORES PAPEIS QUE VOCÊ E OS OUTROS OITO (08) VEREADORES BOM-DESPACHENSES DEVEM TER EM MENTE!!! PARABÉNS E PRA ENCERRAR TOMO A LIBERDADE DE DESTACAR AS SÁBIAS PALAVRAS DO SAUDOSO DOUTOR ULYSSES GUIMARÃES:

* "...Política não se faz com ódio, pois não é função hepática. É filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração. Eventualmente, pode até ser açoitada pela mesma cólera com que Jesus Cristo, o político da Paz e da Justiça, expulsou os vendilhões do Templo. Nunca com a raiva dos invejosos, maledicentes, frustrados ou ressentidos. Sejamos fiéis ao evangelho de Santo Agostinho: ódio ao pecado, amor ao pecador. Quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida..." (04/05/1985).

UM FORTE ABRAÇO DO ROSEMBERG + SILVANA + MARIA ANGÉLICA ** ( ** A + 'biiita' do mundo )

NOSSO E-MAIL: rosembergrodriguesdecastro@oi.com.br e/ou rosembergrodriguesdecastro@gmail.com

_________________________________


* Texto compilado no seguinte endereço eletrônico:
http://www.fugpmdb.org.br/index.php?view=article&catid=6%3Adocumentos&id=1%3Aquem-foi-ulysses-guimaraes&option=com_content&Itemid=5

Unknown disse...

Caro vereador Fernando Cabral, através desse comentário peço mais seriedade do pessoal da prefeitura quando fizer compromisso com o povo, digo isso porque na semana passasda anunciaram no carro de som para as pessoas colocassem o lixo e entulhos pra fora, pois o caminhão da prefeitura iria passar no domingo para recolher o lixo, por causa da dengue, então cloquei meu lixo todo no meu passeiona sexta-feira e até hoje meu lixo está aquí no meu passeio, sempre pergunto ao motorista do caminhão de lixo quando vão retirar o mesmo, ele me responde que não sabe,enquanto isso somos obrigados a conviver com o lixo, acho que esse prefeito devia repartir nariz de palhaço pros seus eleitores, porque é assim que me sinto,liguei a manhã toda na prefeitura, ninguém atende, porque será?

Unknown disse...

Caro vereador Fernando Cabral, através desse comentário peço mais seriedade do pessoal da prefeitura quando fizer compromisso com o povo, digo isso porque na semana passasda anunciaram no carro de som para as pessoas colocassem o lixo e entulhos pra fora, pois o caminhão da prefeitura iria passar no domingo para recolher o lixo, por causa da dengue, então cloquei meu lixo todo no meu passeiona sexta-feira e até hoje meu lixo está aquí no meu passeio, sempre pergunto ao motorista do caminhão de lixo quando vão retirar o mesmo, ele me responde que não sabe,enquanto isso somos obrigados a conviver com o lixo, acho que esse prefeito devia repartir nariz de palhaço pros seus eleitores, porque é assim que me sinto,liguei a manhã toda na prefeitura, ninguém atende, porque será?

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781