Em 2000, Fernando Cabral completou a Marathon des Sables, com 255 km no Deserto do Saara. |
Nas últimas semanas Fernando Cabral abocanhou troféus em Divinópolis, Santo Antônio do Monte e Lagoa da Prata. Todos vieram de corridas de curta distância (5 e 6 km). Essas, porém, não são as distâncias que Fernando Cabral gosta de correr. Suas especialidades são as ultra-maratonas em condições inóspitas.
Suas distâncias preferidas estão entre 250 e 600 quilômetros.
Por exemplo, ele participou de duas Expedições Mata Atlântica (EMA). A primeira, em São Paulo e Rio de Janeiro, com 480 km. A segunda, no Amazonas, com 560 km.
A corrida que mais o anima, porém, é a Marathon des Sables (Maratona das Areias), que percorre cerca de 250 km no Deserto do Saara, no Marrocos. Pela distância e também pelas condições difíceis, essa a considerada a corrida mais difícil do planeta. Não apenas por causa do piso de areia, pedra e dunas, mas também por causa do clima.
A umidade do ar gira em torno de 3%, quando o limite do conforto para o ser humano costuma ser estabelecido em 15%. Durante o dia a temperatura fica em torno dos 45 ºC, mas pode chegar a 55º ou mais. Na madrugada a temperatura despenca para 2º ou 3º C. Um contraste enorme.
Para piorar, há as tempestades de areia, que lixam a pele e impedem a visão.
Enquanto isso, o atleta é obrigado a avançar sempre, levando comida, roupa e tudo mais de que precisa.
Mês que vem Fernando Cabral enfrentará essa ultra-maratona pela 3ª vez. Ele diz que quer "levar a bandeira de Bom Despacho para além fronteiras."
(*) Cornélio Castro colabora com este blog. Para conhecer a Marathon des Sables, visita uma dessas páginas:
http://en.wikipedia.org/wiki/Marathon_des_sables.
http://www.darbaroud.com/index_uk.php.
http://www.darbaroud.com/index.php?lang=en.
Um comentário:
Muito Legal!
Eu ainda participo de uma dessas, mas fica pro futuro.
Postar um comentário