Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sancionada Política Nacional de Resíduos Sólidos

Foi publicada dia 2 de agosto a lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (clique aqui para ver a lei).

Algumas exigências da lei apontam para um futuro bem melhor para o país. Entre elas, a proibição de importar lixo, a obrigatoriedade de fazer a reciclagem e a obrigatoriedade da logística reversa.

Exportação de lixo

Atualmente paises ricos estão exportando lixo para paises pobres. Isso acontece de duas formas. A primeira, é a exportação de lixo como lixo. Sem disfarce. A segunda é disfarçada, como aconteceu no caso dos pneus "recuperados". Eles são apanhados no lixo da Europa e dos Estados Unidos, são recapados lá mesmo ou aqui, e colocados de volta no mercado. Logo logo estão enchendo nossos lixões.

Carros, geladeiras, fogões, tudo isso é também exportado como forma de transferir resíduo dos paises ricos para os paises pobres.

Obrigatoriedade da reciclagem

Que deveríamos reciclar é uma questão tão óbvia que estranha ver como até hoje a maioria das pessoas e dos governos não cuida a sério do assunto. Agora nenhum material reciclável deverá ir para os aterros sanitários ou lixões. Tudo deve ser reciclado.

Logística reversa

Em termos muito simples, significa que o caminhão que traz a mercadoria nova (geladeira, pneu, pilha, óleo) deve levar de volta o material usado (geladeira usada, pneu velho, pilha descarregada, óleo queimado). Dessa forma, a própria indústria que lucra com a produção e venda deve também garantir a destinação correta dos seus produtos após o uso.

Leis que pegam e leis que não pegam

A Lei que institui a política nacional para resíduos sólidos não traz idéias novas. Entretanto, organiza e oficializa uma série de medidas que podem contribuirão para a melhoria do ambiente e também para a geração de empregos.

Mas, como no Brasil temos leis que pegam e leis que não pegam, ainda precisamos esperar para ver se essa pegará ou não.

2 comentários:

Clenio Araujo disse...

Fernando
No caso do lixão de BD, o que pode efetivamente mudar com a lei?

Fernando Cabral desmente... disse...

O problema do lixão deveria ser resolvido independentemente da lei. Ele já está ilegal há muito tempo. Existe um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que o Ministério Público deverá executar a partir dessa semana. Então é possível que comecemos a ver mudanças não relacionadas com a lei.
Agora, no médio e longo prazo, um dos maiores reflexos da lei será a diminuição do lixo. Isso, como consequência da logística reversa, o aumento da responsabilidade do produtor e o aumento da reciclagem. Essas coisas dimiminuem o volume do lixo, o que – por si só – já é uma grande ajuda.
Outro aspecto é que ela deverá trazer mais dinheiro do governo federal. Se não for roubado, poderá ser usado para implementar as soluções necessárias.

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781